"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"ASSOCIATIVISMO"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"ECONOMIA & MERCADO"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"EMPREENDEDORISMO"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"MARKETING ESPORTIVO"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"GESTÃO DO VAREJO"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"

De: 04/08/2015 14:28:23FLEXIBILIDADE: Os benefícios da mudança.

Nas pequenas e medias empresas, em sua maioria, os fundadores realizam toda e qualquer função, de forma empírica e baseada na sua própria experiência de vida, ou intuição.

Estudos indicam que grande parte dessas empresas e empresários iniciam suas atividades, porem, por falta de conhecimento em gerir o negócio e pela resistência em buscar as orientações necessárias, acabam fechando suas portas antes mesmo de completarem o segundo ano.

Alguns conseguem permanecer anos e anos, fazendo sempre a mesma coisa, enquanto outros crescem assustadoramente.

Visitei um empresário do setor varejista de alimentos que, segundo membros da família, resistia ferozmente em, pelo menos, se aproximar das mudanças, inovações tecnológicas e gerenciais.

Logo percebi que o potencial de consumo da região era bastante promissor, portanto, possível e necessário promover melhorias nas instalações, condições de acesso, armazenamento e exposição dos produtos, além de sistema de controle, etc. 

Durante a conversa ele disse que a empresa existe a mais de cinqüenta anos e foi herança dos pais,.... Sem entrar no mérito sobre o montante das vendas atuais, mas, observando tantas construções ao redor, perguntei-lhe: Qual o volume de vendas/mês o senhor pretende alcançar daqui a dois anos?

"Minhas vendas chegam a R$ 65 mil/mês e não consigo aumentar. Se mudar a loja depois de tanto tempo, afasto os meus clientes tradicionais", disse ele.

Elaborei e apresentei-lhe, então, um projeto, cujas ações principais tratavam do desejo de mudar, recursos financeiros e, principalmente, consulta aos clientes. "É preciso querer melhorar". Depois, ouvir os clientes e conhecer suas preferências e necessidades.

Resumindo, mudanças feitas, loja ampliada e organizada. Após dezoito meses, as vendas bateram R$180 mil/mês e seguem.  

Assim como, alunos precisam de professores, especialmente, os pequenos e médios empresários necessitam de orientadores.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.
Artigo publicado no Jornal CORREIO CAPIXABA: correiocapixaba.com

Parceiros Abaixo
Associação Comercial de VitóriaFaculdade Estácio de SáColégio Americano DoctumUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARPortalflexCESCONETO ATACADOFaculdade UCLRede Doctum de EnsinoAsociação dos Empresários de Serra -ESCORREIO CAPIXABA

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós