"ECONOMIA & MERCADO"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"MARKETING ESPORTIVO"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"EMPREENDEDORISMO"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"ASSOCIATIVISMO"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"GESTÃO DO VAREJO"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"

De: 18/06/2015 19:05:19A estratégia do oceano azul

Certa vez, em uma sala de aula, um dos alunos do primeiro período do Curso de Administração, empresário e comerciante varejista no ramo de móveis e eletrodomésticos, levantou-se e fez a seguinte pergunta: Com esta onda de crises, dificuldades financeiras, ausência de crédito e de clientes, inadimplência lá em cima, demissões, compromissos a cumprir, o que que eu faço, professor?

Notei que havia um certo drama em sua fala. Ao mesmo tempo, transparecia uma enorme preocupação com as notícias que circulavam na época e que ele, supostamente, é daquele tipo que assimila mais facilmente as informações negativas.

Porém, compreendendo que aquela poderia ser a dúvida de muitos que ali estavam, fui ao quadro e escrevi a seguinte frase: “Para navegar em oceanos turbulentos, empresas, empresários e executivos precisarão de novas estratégias.”

Traduzindo, disse a eles que, para andar na frente, criar novos mercados, tornar os competidores irrelevantes, necessariamente temos que nos preparar e preparar nossa empresa, nosso negócio, inovar nos processos estruturais, tecnológicos e estratégicos, para vencer eventuais imprevistos.

Enquanto muitos desviam a atenção do seu negócio para reclamar e debater sobre o que chamam de crises, outros buscam soluções planejadas e viáveis para consolidar novos investimentos. Sobre isto existe um ditado: “Enquanto uns choram, outros fabricam lenço.” Isto é oportunidade!

Aquela pergunta me permitiu alertá-los de que as adversidades nos impulsionam e motivam para permanecer sempre na ofensiva, de olho nos acontecimentos do entorno, porém focado no trabalho, nas decisões estratégicas, nos riscos e na capacidade de sobreviver em mercados instáveis, competitivos ou ainda inexplorados.

Assim escreveram W. Chan Kim e Renée Mauborgne no incrível livro “Blue Ocean Strategy” (A Estratégia do Oceano Azul). Eles citam alguns exemplos de que, ao longo dos anos, empresas vêm criando e destruindo valor. Muitas delas ficaram pelo caminho, enquanto outras, curiosamente, se perpetuaram, não pela continuidade de suas operações, mas depois de muitas dificuldades, mudanças e rupturas significativas - Du Pont, Swartch, General Electric e Accor, são alguns exemplos de empresas que reinventaram seus setores criando valor único para seus clientes e, consequentemente, valor sustentável para seus acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.

Artigo publicado no Jornal CORREIO CAPIXABA - correiocapixaba.com

Parceiros Abaixo
Rede Doctum de EnsinoCESCONETO ATACADOUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARFaculdade Estácio de SáFaculdade UCLCORREIO CAPIXABAColégio Americano DoctumAsociação dos Empresários de Serra -ESPortalflexAssociação Comercial de Vitória

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós