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De: 18/06/2015 19:02:04Gestão da excelência -

Um dos fatores de maior influência sobre o desempenho financeiro das empresas é o grau de comprometimento de seus colaboradores. A maioria das organizações lucra menos por causa da desmotivação do seu pessoal do que por qualquer outro motivo.

Mas, afinal, o que os empresários, os líderes, os gerentes podem fazer para estimular e motivar seus profissionais?

“A equipe é o maior ativo, é o bem mais valioso das empresas.”

Já não é de hoje que esta é uma das frases mais batidas no mundo dos negócios. E, embora os executivos a repitam, muitos não compreendem de fato as implicações desta afirmação e, na hora de elaborar estratégias para aumentar os lucros, ainda recorrem a uma fórmula simplista: “Reduzir o quadro de pessoal para diminuir os custos.”

Pode até ser. Porém, no que se refere à produtividade e à lucratividade, como explicar esta estratégia? Vale a pena pensar apenas na redução dos custos ou investir na capacidade de produção, aumentando a lucratividade?

Existem evidências de que uma equipe, ainda que reduzida, mas devidamente treinada e alinhada aos propósitos da organização e fortemente comprometida com o trabalho, é uma poderosa vantagem competitiva, impossível de ser produzida por qualquer outro recurso.

A gestão da excelência é a estratégia orientada pelos fatores que inspiram, qualificam, integram, reconhecem e valorizam pessoas a produzirem aquilo que se espera delas.

Independentemente de qual seja o tamanho da empresa, estes fatores ensinam o que todos os empresários, líderes e gerentes devem saber: como atrair seguidores, conquistar sua confiança, estimular o comprometimento, cujo objetivo é alavancar a produção de resultados positivos.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

professormazolini@gmail.com

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.

 Artigo publicado no Jornal CORREIO CAPIXABA - correiocapixaba.com

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