"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"MARKETING ESPORTIVO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"ASSOCIATIVISMO"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"ECONOMIA & MERCADO"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"GESTÃO DO VAREJO"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"EMPREENDEDORISMO"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"

De: 14/07/2011 19:27:48Empreendedorismo & Oportunidades - Artigo para o Jornal Correio Metropolitana

COMPORTAMENTO HUMANO.

 

Ao fazer uma breve análise, percebemos que o comportamento humano é algo que estimula a percepção e, ao mesmo tempo, desafia a tolerância, o equilíbrio e a flexibilidade dos gestores, diariamente.

Assim como, o comportamento do mercado muda, ou seja, o mercado de ontem foi diferente do mercado de hoje e será diferente do mercado de amanhã, as pessoas também mudam o seu comportamento quase que diariamente. Olha que dado interessante.

Com muita freqüência, recebemos e-mail’s e telefonemas de profissionais ligados a departamento de Recursos Humanos e até mesmo de empresários, preocupados com as dificuldades em compor o quadro de colaboradores, pelo fato de as pessoas terem comportamentos diferentes. Muitos buscam sugestões sobre qual o perfil ideal para o colaborador ocupar cargos ou funções nas suas empresas? Basicamente respondemos a este questionamento com outras perguntas, como por exemplo: Qual é o perfil da sua empresa? Qual é a linguagem praticada pela sua empresa? E daí por diante.

Hora, se eu conheço o perfil da minha empresa. Sei qual é a linguagem que ela pratica, naturalmente, buscarei colaboradores que se encaixam, ou pelo menos, se aproximam desta realidade. As pequenas diferenças se resolvem alinhando o comportamento e as competências de cada colaborador aos propósitos da empresa.  Há um grave erro, quando as empresas, por não terem definidos: missão, visão, estratégias e valores, sedem aos “vícios” de determinados colaboradores.

É imperativo apresentar a empresa e seus propósitos para os novos colaboradores. Mostrar para eles, com clareza e transparência, sobre o que tem a lhes oferecer e também sobre o que espera de cada um deles. Faça com que cada um compre a idéia da empresa.

Lidar com pessoas é uma experiência incrível e ao mesmo tempo um grande desafio para os gestores e executivos. As pessoas pensam diferentes, agem diferentes, tem gostos diferentes, etc., porém, toda pessoa é um ser humano e, por isso, precisa ser tratada como ser humano.

O comportamento humano é uma característica percebida, não somente nas atitudes, mas, na forma de pensar, positiva ou negativamente. É a capacidade de compreendê-la e agir de maneira proativa a não permitir que as situações adversas se instalem em seu dia-a-dia, ou no seu entorno. É sabido que enquanto as pessoas de comportamento negativo se rendem aos problemas, se sentem impotentes, esses problemas crescem assustadoramente. Atitude Positiva é uma das competências das pessoas vencedoras, seja na vida pessoal, profissional ou empresarial. Logo, quando as pessoas pensam e agem positivamente, acreditando no seu potencial criativo, na sua capacidade intelectual, no poder do relacionamento interpessoal e na força da comunicação eficaz, se tornam mais felizes, produtivas e o sucesso fica mais próximo de ser alcançado. Podemos raciocinar de forma simples para entender que se os problemas não podem ser evitados, podem ser superados. Como?

As pessoas são dotadas de inteligência, movimentos criativos e temos Deus como Pai e mestre de todas as sabedorias, enquanto os problemas não têm nada disso, ou seja, eles só crescem na medida em que as pessoas deixam de utilizar suas potencialidades. Ah, mudar de ambientes, sair de perto de pessoas negativas, que só enxergam problemas, já é uma ótima atitude. "O ser humano é essencialmente frutos das suas escolhas". Portanto, será 100% responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso.

 

Grande abraço, do Prof. José Luiz Mazolini, Diretor Executivo da MAZOLINI CONSULTORIA & MARKETING. www.mazoliniconsultoria.com.br


Parceiros Abaixo
Associação Comercial de VitóriaUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARColégio Americano DoctumFaculdade Estácio de SáFaculdade UCLCESCONETO ATACADOPortalflexRede Doctum de EnsinoAsociação dos Empresários de Serra -ESCORREIO CAPIXABA

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós